Unidade amplia atendimentos de urgência na região, com estrutura moderna, exames rápidos e atendimento 24 horas para a população.
Foi inaugurado no último dia 09 de abril, a 34ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizada no bairro do Ipiranga, a nova UPA Ipiranga – Dr. Augusto Gomes de Mattos, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a oferecer atendimento 24 horas por dia, com capacidade para realizar cerca de 21 mil atendimentos por mês em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ortopedia, odontologia e cirurgia geral.
A unidade foi totalmente reconstruída no local onde funcionava o antigo Pronto-Socorro Augusto (Hospital Sesi), ampliando sua área de 633 m² para 2.133 m² e transformando-se em uma UPA tipo III, com estrutura moderna e funcional. O novo espaço conta com Minilab – que realiza exames com resultados em até 30 minutos – e com o sistema Fast Track, que direciona os casos menos graves para atendimento ágil, otimizando o tempo de espera e priorizando os casos mais urgentes.
A equipe da nova UPA é formada por 483 profissionais, sendo 172 médicos, o que representa um aumento significativo em relação aos 248 colaboradores que atuavam no antigo pronto-socorro. Além do reforço de pessoal, a estrutura agora conta com consultórios especializados, salas separadas de medicação para adultos e crianças, recepção e farmácia ampliadas, salas de emergência, eletrocardiograma, raio-X, gesso, sutura e muito mais.
Para o vereador George Hato, a entrega da nova unidade é um marco para a saúde da região:
“A nova UPA Ipiranga representa um avanço concreto na oferta de atendimento humanizado e eficiente para a população. Uma estrutura moderna, equipada com tecnologia de ponta, que vai salvar vidas e dar mais dignidade aos moradores da região do Heliópolis. Quero agradecer o prefeito Ricardo Nunes pelo compromisso com uma saúde pública mais humanizada e pelas entregas que fazem a diferença no dia a dia da população.”
Com a nova unidade, a Prefeitura amplia significativamente a capacidade de atendimento na região, contribuindo para desafogar hospitais e prontos-socorros e melhorando o acesso da população aos serviços de urgência e emergência.