Esporte e lazer para todos: espaço revitalizado oferece novas opções para a comunidade
A prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (20/03/2025) as obras de revitalização do Centro Esportivo Vila Guarani, na Zona Sul da capital. A reforma contemplou melhorias em diversas estruturas do espaço, incluindo a pista de caminhada, salas de ginástica, quadras de futsal e de hóquei, além da ampliação do espaço pet, playground e vestiários.
O vereador George Hato, defensor do esporte como ferramenta de saúde e qualidade de vida, esteve presente na cerimônia de entrega e comemorou a revitalização do espaço. “Centros esportivos como o Vila Guarani são fundamentais para estimular a prática esportiva, promover o bem-estar e oferecer alternativas saudáveis para toda a comunidade. É comprovado que regiões que investem em esportes tem uma redução significativa nos índices de violência. Por isso, investir em esportes é a melhor forma de promover a saúde e a segurança.”, ressaltou o vereador.
“A revitalização do Centro Esportivo Vila Guarani é um grande avanço para a comunidade. Espaços como esse promovem lazer, bem-estar e qualidade de vida para milhares de pessoas. Nosso compromisso é garantir que os centros esportivos estejam sempre bem estruturados e acessíveis a todos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. Ele também destacou outras melhorias que estão sendo realizadas na região, incluindo investimentos na saúde e na segurança.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rogério Lins, enfatizou a importância do investimento em esporte. “A gente entende que quanto mais investimos em esporte, menos gastamos com saúde. O esporte é prevenção e qualidade de vida”, disse.
O Centro Esportivo, também conhecido como Centro Esportivo Ryuso Ogawa, completou 50 anos de funcionamento e possui uma estrutura ampla, com academias ao ar livre e de judô, campo de futebol, piscinas, pistas de caminhada, skate e patinação, além de diversas quadras esportivas. O local recebe cerca de 2.500 pessoas por mês e oferece mais de 30 atividades gratuitas, como zumba, basquete, capoeira, esportes de areia e danças.
Para participar das aulas e atividades, é necessário fazer uma carteirinha no local, apresentando documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. A entrada é gratuita.