Iniciativa da Prefeitura de São Paulo garante gratuidade no transporte público para responsáveis de crianças matriculadas em creches municipais que moram a mais de 1,5 km da unidade escolar.
A Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira (31) o programa Mamãe Tarifa Zero, que garante transporte público gratuito para pais, mães ou responsáveis que levam e buscam seus filhos em creches da rede municipal. A iniciativa, apresentada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), deve beneficiar mais de 14 mil crianças de 0 a 4 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade.
O novo benefício é voltado para famílias que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e residem a mais de 1,5 quilômetro da creche. Além disso, para ter acesso ao programa, é necessário que o responsável não seja usuário do Transporte Escolar Gratuito (TEG) e não possua outro tipo de gratuidade ativa no transporte público, como o Bilhete Único da Pessoa com Deficiência ou o benefício para pessoas com 60 anos ou mais.
“O Mamãe Tarifa Zero representa mais dignidade para quem mais precisa. É uma medida concreta que ajuda as famílias a manterem seus filhos na creche com segurança, além de aliviar o orçamento no fim do mês”,
afirmou o vereador George Hato, que apoia a iniciativa e reforça seu compromisso com políticas públicas que promovam inclusão e bem-estar social.
Cada família contemplada terá direito a duas cotas por dia, uma para ida e outra para volta, com até quatro embarques em um período de duas horas por cota. A primeira via do cartão Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero será gratuita e enviada diretamente à residência do responsável. Após a entrega, a recarga do benefício será liberada em até três dias.
O pedido deve ser feito por meio do site oficial do programa. Ao confirmar os dados do responsável e da criança, o sistema indica se há direito ao benefício e dá sequência à emissão do cartão.